Para mais informações acesse o site: http://sites.google.com/site/30anosdaanistia/--
UERJ debate os 30 anos da Lei de Anistia 12/08/2009 Durante o período da ditadura militar, o Brasil viveu uma das épocas mais difíceis de sua história: censura, fechamento do Congresso Nacional, ausência de liberdade de expressão, prisões arbitrárias, entre outras coisas.
A anistia política, decretada em 1979, pelo então presidente João Figueiredo, foi uma brisa que soprou no país numa época em que, como diz a música, "amigos eram presos e sumiam assim para nunca mais". O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC) da UERJ realizará, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o Simpósio Apesar de você - 30 anos da Anistia Política no Brasil .
O evento será no auditório 13 da UERJ e terá a participação de nomes como: a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff ; ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, a Sub-Reitora de Graduação da UERJ, professora Lená Medeiros; o deputado estadual Marcelo Freixo, e o Reitor da UERJ, professor Ricardo Vieiralves.
Segundo os organizadores do Simpósio, o seu principal objetivo é garantir à comunidade acadêmica e à sociedade civil brasileira o acesso ao debate sobre esse tema que se desdobra em outros, como por exemplo: defesa dos direitos humanos; a abertura dos arquivos do período (1964 até a década de 1980); e a polêmica sobre a tortura no Brasil. Além disso, o simpósio terá como preocupação estabelecer o debate entre renomados especialistas e proporcionar aos pesquisadores, aos estudantes e à sociedade reflexão e esclarecimento sobre os temas em questão.
As inscrições para Apesar de você - 30 anos de Anistia Política no Brasil são gratuitas, porém limitadas a lotação do auditório. Haverá emissão de certificados. Para mais informações acesse o site: http://sites.google.com/site/30anosdaanistia
Nenhum comentário:
Postar um comentário