“A internet é o fetiche da ignorância!”
É o que defende o jornalista Andrew Keen, que se autointitula o anticristo do Vale do Silício.
Para ele, o maior desserviço que a web 2.0 nos proporcionou foi justamente a democratização da produção de informação. Hoje, qualquer um, por mais mal-informado que seja, pode se vender como um blogueiro de conteúdo, talentoso, inteligente e relevante. Assim, a internet seria um “oceano de superficialidade”, que produz mais interferência do que conteúdo de qualidade.
O correspondente Jorge Pontual foi à Califórnia entrevistar Andrew Keen sobre as questões que ele levanta no livro “O Culto do amador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores“, recentemente lançado no Brasil.
HOJE, SEGUNDA-FEIRA (24/08), ÀS 23H30 NA GLOBONEWS.
Bella assistimos ao programa e fizemos esse comentário.
ResponderExcluirBoa noite,
me chamo Pedro Breves tenho 20 anos e assisti ao programa com meu pai Antonio de 50, estamos iniciando um projeto chamado Conexão Zona_Z em que discutimos com jovens de diferentes idades e realidades sociais, essas questões relacionadas à revolução na qual nossa sociedade esta passando devido a criação de novas ferramentas na internet como YouTube, Twitter e etc.
Gostamos muito do programa pois vimos que há pessoas que, assim como nós, se mostram interessadas em entender o impacto dessas novas ferramentas no nosso cotidiano, e que além disso, fazem uma crítica à banalização do conteúdo, como nos parece ser a idéia chave da argumentação feita pelo jornalista Andrew Keen quando ele se refere ao wikipédia e a facilidade de se produzir conteúdo sem qualquer grau de credibilidade.
Foi interessante ver o entrevistado reverter a cena ao questionar o jornalista Jorge Pontual sobre o futuro do jornalismo e a sua capacidade de absorver essas mudanças na sua profissão, pois, ele assim como todos, se mostra ainda confuso com a velocidade das mudanças tecnológicas.
Aproveitamos para parabenizar toda equipe do programa Milenium pelo belo trabalho jornalístico que faz a diferença na escolha do conteúdo.
Gostaríamos de convidá-los a conhecer nosso blog: http://conexaozonaz.blogspot.com/ e postar um comentário.